Câmara Municipal realiza a 5ª Sessão Ordinária do 2º Período da 3ª Legislatura com abertura da Semana do Patrimônio

27 (Copy)

Na manhã desta segunda-feira, dia 14 de agosto de 2023, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do 2º Período da 3ª Legislatura no Plenário da Câmara Municipal de Petrolândia, Pernambuco. A sessão contou com a presença dos vereadores e diversos representantes da comunidade local. Um dos destaques dessa sessão foi a abertura da Semana do Patrimônio, que teve a participação especial da presidente do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, Paula Rubéns, e da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Maria Helena que proferiram discursos sobre a programação planejada para o evento.

A Semana do Patrimônio é um evento importante para a promoção e preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da cidade. Durante toda a semana, uma série de atividades e eventos serão realizados para conscientizar a população sobre a importância da valorização do patrimônio local. A seguir, você pode conferir a programação completa da Semana do Patrimônio:

Dia 14 (Segunda-feira):

• Abertura da Semana do Patrimônio
  • Local: Câmara de Vereadores

Dia 15 (Terça-feira):

• Contação de Histórias – Com Regina Borges, autora do livro “Lá vem Maria Fumaça!”, da coleção “Contadores de História”.
  • Exposição: Fotos da Estrada de Ferro de Paulo Afonso
  • Local: Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes

Dia 15 (Terça-feira):

• Palestra: Petrolândia e os jornais – Com o Professor e Historiador Edvaldo Nascimento, da UFAL, organizador do livro contendo o acervo do Correio da Pedra.
  • Exposição de exemplares dos diversos jornais produzidos em Petrolândia e suas respectivas histórias.
  • Local: Centro Cultural Hildebrando de Menezes
  • Horário: 14h

Dia 16 (Quarta-feira):

• Visita guiada – Patrimônios Urbanos – Pinturas do artista Marcel Bezerra (Ginásio e Parque João Pernambuco), Acácia da Praça, Conjunto arquitetônico dos Três Poderes, Igreja Matriz, Escultura de São Francisco na Serrota).
  • Guia: Paula Rubens e Regina Borges, ambas escritoras, pesquisadoras e memorialistas.
  • Local de saída: Praça da Matriz
  • Horário: 8h

Dia 17 (Quinta-feira):

• Palestra: Memorial pra quê te quero? – Com a Professora Márcia Farias, do IF de Salgueiro.
  • Apresentação de mostra itinerante do museu “Pra Caboco Vê”.
  • Local: Centro Cultural Hildebrando de Menezes

Dia 18 (Sexta-feira):

• Palestra: A importância dos sítios arqueológicos de Petrolândia – com o Professor Dr. Flávio Moraes, arqueólogo da UFAL.
  • Exposição de fotos dos sítios arqueológicos de Petrolândia
  • Local: Centro cultural Hildebrando de Menezes
  • Horário: 9h

Durante a sessão, foram apresentados diversos expedientes, incluindo indicações e moções de aplausos. O Vereador Erinaldo Alencar Fernandes apresentou a Indicação nº 053/2023, solicitando a instituição da "Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem". O Vereador Ednaldo Cruz Oliveira apresentou duas indicações: a Indicação nº 54/2023, que propõe a pavimentação com paisagismo em uma localidade próxima à BR 316, e a Indicação nº 055/2023, que pede a reforma do Hospital Municipal com a implantação de cobertura na área de transportes dos servidores.

Além das indicações, foram apresentadas Moções de Aplausos. A Moção de Aplausos nº 009/2023 foi destinada ao "Artesanato CAFÉ COM ARTE", que obteve o 6º Prêmio Ariano Suassuna 2022 na categoria "Grupos e comunidades". A Moção de Aplausos nº 010/2023 foi direcionada ao Sr. Antonio Vitorino do Nascimento, conhecido como Tôta do Barro, pelo seu reconhecimento no 6° Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia 2022 na categoria "Mestres e mestras do saberes e fazeres".

A Câmara Municipal de Petrolândia demonstrou, mais uma vez, seu compromisso com a promoção da cultura, do patrimônio e do bem-estar da comunidade local ao celebrar a Semana do Patrimônio e reconhecer os méritos de cidadãos que contribuem para o desenvolvimento e a preservação da cidade.

PARA ASSISTIR O VÍDEO CLICK AQUI.

01 (Copy)
03 (Copy)