A Câmara Municipal de Petrolândia realizou, na manhã desta terça-feira (29), mais uma Sessão Ordinária, com apresentação de proposições legislativas, apreciação de matérias e homenagens no plenário da Casa Aureliano de Menezes.
Durante os trabalhos legislativos, foram apresentadas as Indicações nº 032/2026 e nº 033/2026, de autoria do vereador Herivelto Pires Ferreira.
A Indicação nº 032/2026 solicita ao Poder Executivo Municipal a reativação do sistema de abastecimento de água da Agrovila 5, Bloco 3, no Distrito Icó dos Mandantes.
Já a Indicação nº 033/2026 solicita a cobertura da quadra de esportes da Agrovila 4, Bloco 4, também localizada no Distrito dos Mandantes.
A pauta da sessão contou ainda com a apreciação do Decreto Legislativo nº 003/2026, que concede Certificado de Honra ao Mérito à senhora Marielita Ramalho Leal.
Homenagens ao esporte paralímpico
A Câmara Municipal também realizou homenagens ao jovem atleta Vinícius Gabriel Teixeira Gomes e ao professor Tiago Ferreira da Silva.
Vinícius Gabriel recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento à sua participação no Campeonato Brasileiro Jovem de Atletismo Paralímpico Sub-17, representando o município de Petrolândia.
Durante a solenidade, o jovem atleta agradeceu ao professor Tiago Ferreira pelo acompanhamento e incentivo em sua trajetória esportiva.
O professor Tiago Ferreira da Silva também recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento à dedicação, ao compromisso e à contribuição para o desenvolvimento do esporte paralímpico, da inclusão social e da formação de jovens atletas no município.
Em seu pronunciamento, Tiago destacou os resultados alcançados pelos atletas petrolandenses e falou sobre a importância do apoio para a participação em competições realizadas fora do município.
O treinador informou ainda que Petrolândia possui mais de dez atletas entre os destaques nacionais e ressaltou que novas competições estão previstas para os próximos meses.
Homenagem à memória de João Lucas
Outro momento de emoção durante a Sessão Ordinária foi a entrega da Moção de Pesar e Solidariedade, de autoria da vereadora Adelina Martins, aos familiares do jovem João Lucas Ferreira da Silva.
Morador da Agrovila 3 dos Mandantes, João Lucas foi lembrado por sua ligação com a vida no campo, os cavalos, a vaquejada e as tradições culturais do Sertão.
Durante seu pronunciamento, a vereadora Adelina Martins manifestou solidariedade aos familiares e amigos do jovem e destacou a importância de preservar sua memória.
A homenagem também contou com a participação do artista petrolandense Guga do Gado, que apresentou versos em memória de João Lucas, recordando sua amizade e sua ligação com o cavalo Pipoquinha.
Ao final do momento solene, familiares receberam a placa referente à Moção de Pesar e à homenagem póstuma.
A sessão também reservou um momento de homenagem à senhora Janete, mãe de João Lucas, que comemorava aniversário nesta terça-feira. Os presentes cantaram parabéns e manifestaram votos de força e solidariedade à família.